Livro "Memórias" de Viktor E. Frankl
Acabei de ler numa tacada só o livro "O que não está escrito nos meus livros - memórias" de Viktor Frankl. Realmente a vida deste homem é extraordinária. O psiquiatra e fundador da logoterapia, que sobreviveu a três campos nazistas, sobretudo Auschwitz, narra suas memórias de forma contagiante.
Como pode alguém que perdeu a esposa que tanto amava, os pais e irmã no holocausto, ainda sim em meio a isto tudo sobreviver e encontrar um sentido para sua vida? Pois bem, o livro trata disto, desta incondicionalidade do sentido da vida descoberto por Frankl, curiosamente já antes mesmo de ser submetido a tudo isto. Como ele mesmo diz, - Auschwitz só veio confirmar empiricamente para mim que a vida pode ter sentido em qualquer situação.
São dele estas palavras: "Se você tiver uma baixa opinião a respeito do homem, você o está corrompendo, ele se deteriorará, ele se tornará pior moralmente. Em contraste, se você tiver uma alta opinião a respeito dele, então você fará com que ele possa efetivamente chegar aonde ele tem condições de chegar. Em outras palavras, se considerarmos o homem tal como ele é, nós o tornaremos pior. Por outro lado, se nós o considerarmos como ele deveria ser, nós o ajudamos a tornar-se aquilo que ele pode vir a ser. Mas isso não foi algo que o meu instrutor de voo tenha me dito, é, na verdade uma citação literal de Goethe" Pág. 171.
Em tempo: a entrevista concedida a uma TV canadense ao final do livro, sintetiza de forma elucidativa todo o pensamento e até mesmo a vida de Viktor Frankl, por isso é imperdível!
Em tempo: a entrevista concedida a uma TV canadense ao final do livro, sintetiza de forma elucidativa todo o pensamento e até mesmo a vida de Viktor Frankl, por isso é imperdível!
Comentários
http://www.youtube.com/watch?v=6LpO-xe3Guw&feature=related