A vida pode ser assim, ou não
Há vinte e cinco anos atrás ele ali chegava para se matricular em um curso universitário, olhava aquele belo pátio, o prédio em estilo antigo, o jardim, as flores, as escadarias, a capela, as imagens sacras, tudo belo tudo encantador. Estranhava o frio cortante, e trazia na bagagem um conhecimento fragmentado e deficiente, pouco ou quase nenhum recurso financeiro, muitas dúvidas e um espanto natural diante do salto a que se propunha dar.
Não havia se decidido a mudar de vida há muito tempo, pelo contrário, fazia pouco tempo que tomara a decisão mais importante de sua vida: estudar. Não sabia sequer como começar e em que curso universitário, porém, havia caído em si, o estudo era a sua melhor (quiçá, única) alternativa em direção a uma vida qualitativamente melhor.
Em meio aquele burburinho dos que chegavam para fazer a matrícula, muitos acompanhados de seus pais e em clima de festa, ressaltavam dúvidas em sua cabeça, − será que conseguiria pagar as mensalidades da universidade? – será que obteria êxito, afinal nunca fora um aluno além de medíocre? – De fato a grande dúvida era o que realmente estaria fazendo ali naquela fila de matrícula, mais uma jovial travessura ou uma real tomada de posição diante da vida?
Sozinho naquela fila, com a figura do pai em memória, e da mãe que ficara em sua cidade e que sequer podia compreender seus desejos mais profundos, estava ele ali, destemido e ao mesmo tempo assustado, porque em si duvidava ser aquele o “seu” habitat natural. O caminho espontâneo seria abandonar a idéia e voltar para a casa, ninguém ia estranhar muito a decisão furtiva, afinal, a vida pode ser assim ou não. Preferiu ficar e seguir adiante.
Quando deu por si – sua esposa o abordou – está pensando em que? Porque não para de olhar para o prédio e vá lá fazer a matrícula de seu filho.
Foi quando então acordou daquele breve “sono” repleto de lembranças e foi preencher os formulários de matrícula de seu filho. Haviam se passados 25 anos daquele dia que agora estava rememorando em flashes de segundos, e ele agora era um dos professores daquela universidade, e seu filho estava a iniciar a sua carreira acadêmica. Sua vida foi reescrita com novas formas e perspectivas. A vida pode ser assim, ou não.
Comentários