Itamar Franco era um brasileiro comum
O ex-presidente Itamar Franco era um homem simples, sem afetações. Vou me lembrar dele sempre como um presidente que não era muito afeito a liturgia do cargo e sua pompa, assim como veio, foi. No entanto, tinha um apurado faro político, por isso fez de FHC seu sucessor na presidência. Se não fosse por nada, só por eleger FHC já teria feito um bom governo. Um simples elegendo um vaidoso, coisas da vida que jamais pode ser vista como um 2+2 igual a 4.
Imagino-o vice de Collor, nada a ver. Um, a simplicidade, outro, a loucura da arrogância e da esquizofrenia em pessoa. Itamar Franco morreu político, exercendo um cargo público de senador, o povo sempre lhe concedia cargos, de fato, merecia-os, era um homem honrado, expressão hoje fora de moda. Nunca foi um espertalhão da política e muito menos carreirista, vivia com suas convicções, era um homem de convicções, fato também raro hodiernamente.
Não tinha muitas afinidades com ele (sou muito chique intelectualmente, os chiques têm dificuldade em compreendê-lo: azar dos chiques), como tenho, por exemplo, com FHC, mas tenho a admiração pelo brasileiro que foi. Sem ele e sua humildade FHC talvez não tivesse a liberdade necessária para criar o exitoso Plano Real.
Tão bom tivéssemos outros brasileiros comuns na política né... talvez nossos interesses fossem mais protegidos. O que falta nos homens públicos em geral, é que o sobejava em Itamar Franco, o sentido de realidade e de afinidade com a simplicidade do popular, não é à toa que criou o 1º carro popular. Era popular sem o egocentrismo de Lula. Era uma nacionalista no bom significado do termo, não era da academia, enfim, um brasileiro comum... sem empombações e estrangeirismos. Descanse em paz Presidente Itamar Franco!
Comentários