Novo olhar sobre Três Rios
Mudou Três Rios ou mudou o nosso olhar sobre Três Rios? Diz Leonardo Boff que todo ponto de vista é a vista de um ponto. Será? Pois, muito bem. Mudou todo o trânsito da cidade, numa iniciativa corajosa do poder público municipal. Parece que nos viraram de cabeça para baixo e nos sacudiram até nos tontear... coitado de quem sofre de labirintite.
Fui caminhar hoje pela manhã com Nasta, e ela me falou encantada sobre seu novo olhar sobre a cidade. É verdade, passada a fase aguda, reaparece a beleza da cidade vista por um novo olhar. Estamos reolhando Três Rios. Ruas pouco visitadas sendo prestigiadas, ângulos inauditos, casas vistas por uma outra perspectiva, formas diferentes de se entrar na própria garagem do prédio, paradas em padarias diferentes, muitas caminhadas a pé, pouco lugar para estacionar nas ruas, assim vai a nossa Três Rios rumo ao terceiro milênio.
Um governo de coragem, uma mudança corajosa, tudo nos conforme. Quem sou eu para dizer se era necessário ou não, mas a verdade é que Três Rios está mudando, e me parece que os poucos que não haviam percebido isto, agora foram impactados pelo trânsito. É mais ou menos um aviso assim: - Ei, acorde aí, Três Rios mudou!
Em nosso episódico existir era para isto ocorrer com mais freqüência: mudança! mudança! Por certo na vida de alguns só a mudança é constante, tudo o mais é provisório. Todavia, estes são minoria, na vida da grande maioria teima-se em nada mudar. O mesmo trajeto, a mesma rua, a mesma roupa, a mesma caminhada, o mesmo local para se ver tevê, as mesmas grosserias, os mesmos amores, as mesmas ilusões, enfim, é “tudo tão real, mas nada normal”, como diz Victor e Léo.
Se precisávamos de um impulso para mudar nossas vidas, o Governo de Três Rios fez a parte dele, chacoalhou-a. Coragem povo trirriense, nos adaptemos aos novos tempos que sopram, mudemos nossas vidas para melhor, eu da minha parte estou fazendo meu esforço para lançar um novo olhar sobre Três Rios e sobre minha vida, a começar tentando escutar mais a minha mulher.
Comentários