Descriminalizar o uso de drogas
FHC (Fernando Henrique Cardoso), ex-presidente da república , tem sido um grande defensor da descriminalização de todas as drogas , talvez porque seja ele , uma delas (atenção ! ironia ). Segundo FHC, descriminalizar não é a mesma coisa que deixar apenar o consumidor , mas tão-somente tornar o consumo um fato penal atípico . O consumidor pode sofrer outras sanções : interdição , internação obrigatória etc, mas , crime não !
FHC é um dos protagonistas do filme “Quebrando o Tabu ” de Fernando Andrade que estreou nos cinemas dia 3 de junho . Em interessante entrevista a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, em 29/05/11, FHC esclareceu pontos importantes de seu pensamento .
Resumindo o pensamento de FHC: descriminaliza-se o uso geral de drogas , mantêm-se sanções de outra natureza que não criminal para o usuário , e aumenta-se o número de campanhas contra o uso de drogas , transformando o consumo em problema de ordem pública social e não criminal.
Achei dúbia a posição de FHC no que tange a legalização . Ele entende que se deva legalizar , mas sem liberar o direito de consumir drogas . Ele diz: “regular a maconha não é a mesma coisa que legalizá-la”. Confuso né?
Gostou da idéia ?
De outro extremo , temos a opinião do filósofo Olavo de Carvalho para quem , “a liberação das drogas fatalmente produzirá a ascensão das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) à condição de empresa multinacional legítima e partido político legalmente constituído. Isso é a coisa mais clara do mundo . Liberado o comércio de drogas , quem dominará o mercado senão aqueles que já têm o controle absoluto da produção , da distribuição e dos pontos de venda ? Transformar-se em empresa e partido , com uma via aberta para a conquista legal do poder , sempre foi o objetivo permanente das FARC, porque guerrilhas , por definição não visam a uma vitória militar , e sim a uma vitória política .”
Fico com FHC. Droga por droga , fico com a droga (com trocadilho , por favor ) do FHC. Descriminalizar o usuário de drogas de uma forma geral e punir mais severamente o traficante. Penso que drogado não é criminoso é doente , tô com FHC. Quanto à legalização do consumo , penso que não deva ser feita . A conduta do usuário deve continuar a ser por lei , reprovada. Enfim , campanha pública sistemática contra o uso de drogas , tais como aquelas feitas contra o uso de tabaco .
Comentários