A sociedade do medo
Estamos em plena vigência da pandemia do medo na sociedade . Vivemos com medo de tudo . Evoluímos tecnologicamente e curiosamente aumentou o nosso medo . Temos medo da violência , medo de ter filhos , medo da perda do emprego , medo dos hackers , medo das bactérias , dos vírus desconhecidos , da carne aviária , do aquecimento global , do efeito estufa , da camada de ozônio , do tabaco , da velocidade dos carros , da AIDS , do colesterol alto , da pressão alta , do excesso de açúcar , da obesidade , enfim , até mesmo medo do outro .
O medo é difundido na internet , nas revistas e nos jornais . Hoje mesmo (16/10) o GLOBO publica uma reportagem dizendo que “panela mal conservada” pode contaminar os alimentos e levar a doenças como o Mal de Alzheimer. Evidente que não tenho a solução para tanto medo , afinal também estou com medo .
João Paulo II no início de seu pontificado em 1978, disse: “não tenham medo !” da janela de seus aposentos na Praça São Pedro, no Vaticano . Porém , as religiões como um todo também incutem e se alimentam do medo , qual seja o medo do pecado que impede a salvação, muito embora afirmem o contrário : ter fé é justamente não ter medo . Ou seja, independente da posição que se escolha neste século XXI, a verdade é que o medo tornou-se epidêmico.
O problema está no fato de que o medo nos paralisa e nos torna egoístas. O medo nos impede de agir , de pensar de forma inteligente e livre , ceifando nossa criatividade . Não é à toa que os filósofos gregos costumavam dizer que o sábio é aquele que consegue vencer o medo . Está difícil ser sábio nos dias atuais ...
A filosofia sempre se colocou ao longo da história e ainda se põe assim , como uma ferramenta importante na dissuasão do medo e na busca da serenidade .
Luc Ferry pontifica que “tanto a grande religião quanto a grande filosofia pretendem fazer com que as pessoas deixem de ter medo . Essencialmente , o que a religião diz é que , se alguém tem fé , se acredita em Deus , não precisa ter medo . Não precisa , por exemplo , temer a morte . As religiões são a doutrina da salvação pela fé . Todas as filosofias querem a mesma coisa , salvar os homens do medo que os impede de viver bem . Só que as grandes filosofias são as doutrinas da salvação sem Deus e sem a fé .”
A palavra está com você caro leitor ... afinal já falei dos meus medos .
Comentários
Tudo bem?
Gostei muito do seu texto. Me trouxe a compreensão de um contexto muito proeminente na sociedade de hoje e, me despertou o interesse por buscar mais conhecimento a respeito. A Maiara fez uma excelente contribuição, também, o dize que precisamos articular nossos instintos com a razão.
Continue publicando seus textos, acredito que podem ajudar muitas pessoas a delinearem o que é uma explosão de pânico do que apenas alguns instintos mais aflorados.