"Abençoados sejam nossos pais" - Dom Orani Tempesta - Arcebispo do Rio de Janeiro
"Neste segundo domingo de agosto comemoramos o Dia dos Pais, mesmo sabendo que  todos os dias devem ser dedicados aos pais e à valorização do ingente papel  paterno na família, constituída pelo casamento do homem com a mulher, dentro da  convocação da Igreja, para terem filhos e os educarem na fé. Na comunidade  família, o pai é chamado a viver o seu dom. Por isso mesmo recordamos que nesse  mesmo domingo rezamos pela vocação matrimonial e iniciamos a Semana Nacional da  Família. 
A paternidade começa no compromisso de vida do marido para com sua esposa,  baseando-se no amor desinteressado e generoso. Descobrir a beleza de colaborar  no plano da criação e se responsabilizar pelo futuro é por demais belo para que  não contemplemos essa bonita missão recebida de Deus!
Os filhos e filhas devem ter a oportunidade de reconhecer no pai a presença  do amor, da escuta e do apoio oportuno para o seu crescimento, para se tornarem  pessoas que experimentem o amor e vivam com equilíbrio a vida humana e com  conhecimento dos seus direitos e responsabilidades. Também receberão o apoio  para alcançar a auto-estima, a autêntica autonomia e independência para  compartilhar e celebrar os seus sucessos, e dar conforto quando confrontado com  o fracasso.
Os pais não serão julgados pelo valor dos bens materiais que eles possam ou  devam proporcionar a seus filhos: o que realmente importa é a forma como o Pai  orienta seus filhos para Jesus Cristo e qual o papel de modelo de fidelidade de  valores ele realmente apresenta no seio de sua família. Neste sentido, o pai é  chamado a assegurar o desenvolvimento harmonioso e de união entre todos os  membros da sua família e partilha com a esposa a formação dos filhos."
Fonte: ZENIT
Fonte: ZENIT

Comentários