Eleição homologatória em Três Rios




Hoje à noite com a inauguração do viaduto Antonio Teixeira Pinto em Três Rios, o prefeito da cidade Vinicius Farah estará também, certamente, inaugurando um novo tipo de eleição, a eleição homologatória. No jargão jurídico homologar quer dizer “ato de aprovação, ratificação ou confirmação, por autoridade judicial ou administrativa, de certos atos particulares, a fim de que possa investir-se de força executória ou apresentar-se com validade jurídica”. No caso em tela, a autoridade é o povo trirriense, que nas urnas de 07/10/2012 homologará a reeleição do prefeito.

O conceito de eleição tradicional é “a escolha, por sufrágio, de alguém para ocupar um cargo, um posto ou desempenhar determinada função; pleito”. Escolha pressupõe sempre mais de uma possibilidade, todavia, em Três Rios esta hipótese é inexistente, “nunca antes na história desta cidade” houve um massacre político tão grande, o prefeito simplesmente atropelou (no bom sentido) toda possibilidade de dúvidas (escolha) na eleição de outubro, daí que eu chamo esta eleição de homologatória, ou seja, o povo só vai à urna (porque é obrigado!) para homologar a eleição do prefeito atual.

Mérito dele que além de tantas e tantas inaugurações também está inaugurando um novo tipo de eleição, a homologatória. O trirriense “nunca antes na história” teve tanto orgulho de sua cidade, e com razão de sobras, realmente, a cidade caminha de vento em popa, e o nosso simpático e atuante prefeito merece todos os elogios que vem colhendo, afinal, sua vitória é também conquista do povo que soube elegê-lo outrora, em uma eleição não homologatória naquela ocasião.

Sinceramente como cidadão trirriense e como profissional atuante na área pública, preferia uma eleição não homologatória, com disputa, troca de idéias, críticas e novas propostas para cidade, mas, enfim, o momento não nos oferece esta oportunidade, fiquemos então com a eleição homologatória, Deus sabe o que faz, e nosso prefeito mais ainda.

Nélson Rodrigues dizia que “toda unanimidade é burra”. Se assim o é, aqui em Três Rios todos somos burros, ou quem sabe Nélson Rodrigues não seria um grande burro disfarçado de intelectual. Se Nélson Rodrigues vivesse em Três Rios nos dias atuais, certamente, reveria esta que é uma das suas mais famosas frases, e diria assim, digamos, “toda unanimidade é homologatória”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poema esquisito - Adélia Prado

O homem em oração - Bento XVI