Dia 25/09/2001, domingo próximo, a Paróquia São Pedro e São Paulo estará dando início às celebrações da “Festa de São Francisco de Assis”, ao mesmo tempo em que comemora os 15 anos de presença Franciscana em Paraíba do sul. Há muito que se comemorar.
Quando me mudei para Três Rios há 11 anos só frequentava Paraíba do Sul nos barzinhos à noite. Vida vai e vida vem, comecei também a frequentar a Igreja Matriz São Pedro e São Paulo. Desde a primeira visita fiquei encantado com as missas celebradas pelos franciscanos. De uma forma geral a Igreja Católica vive no Brasil uma presença muito forte da RC (Renovação Carismática), eu respeito muito, porém, não me afeiçoo bem ao modelo proposto, tipo missa “Canção Nova”. Prefiro as missas mais comedidas, sem tantos abraços, neste sentido as missas dos franciscanos em Paraíba do Sul são insuperáveis.
O escritor italiano Dante Alighieri dizia que São Francisco de Assis (1182-1226) foi uma "luz que brilhou sobre o mundo", e para muitos ele foi a maior figura do Cristianismo desde Jesus. Concordo plenamente. É extremamente prazeroso ver que Igreja Matriz São Pedro e São Paulo, através do seu Pároco, Frei Edson Damasceno Bento (foto) e do Frei Carlos Charles conduzem tão bem os destinos desta casa franciscana durante estes 15 anos.
Assistir uma missa celebrada pelos freis Edson e Carlos na Matriz São Pedro e São Paulo, nos faz lembrar aquelas sábias palavras lançadas pelo Prêmio Nobel de Literatura, o agnóstico Mario Vargas Llosa, ao comentar o sucesso das Jornadas Mundial da Juventude com o Papa Bento XVI, agora a pouco em Madrid na Espanha: “─ E, por mais que tantos brilhantíssimos intelectuais procurem convencer-nos de que o ateísmo é a única consequência lógica e racional do conhecimento e da experiência acumuladas pela histórica da civilização, a idéia da extinção definitiva continuará a ser intolerável pelo ser humano comum e corrente, que continuará a encontrar na fé aquela esperança de uma sobrevivência mais além da morte a que nunca pode renunciar. (...)”
Enfim, não domino o carisma franciscano. Até pouco tempo atrás quando eu gostava de uma coisa, eu queria saber até os últimos detalhes, não só queria como com o tempo passava de fato a entender as suas mínimas nuances. Já me estrepei muito com esta “profundidade” em tudo. Hoje em dia estou mais afeito a superficialidades. Abandonei as profundezas e dei de cara com a realidade. Até que estou gostando. De maneira que a minha relação com os franciscanos de Paraíba do Sul é assim, vou lá assisto a missa com prazer e após cumprimento o celebrante quando possível ─ como é o caso do Frei Carlos.
Nesta perspectiva posso afirmar sem medo de errar, Paraíba do Sul e a Igreja Católica estão bem servidas com ambos, Frei Edson e Frei Carlos são celebrantes cônscios de seus deveres e pregadores com o dom da palavra. Ando 10 km de carro para ir à Paraíba do Sul, e mais 10 km para voltar, eis aí uma viagem proveitosa, parabéns aos franciscanos por estes profícuos 15 anos de presença encantadora na Paróquia de São Pedro e São Paulo
Comentários