Adital prefere os estrangeiros
"Adital é uma pequena cidade do interior da Paraíba. Quando era distrito de Sertãozinho, seu sonho era emancipar-se. Seus guerreiros moradores lutaram incansavelmente para que isto viesse a ocorrer. Conseguiram emancipar-se com mais de 90% do apoio da população. A festa foi geral, enfim, livres de Sertãozinho.
A vida, porém é dura, repleta de traições. Passaram-se trinta anos da emancipação de Adital. Sertãozinho hoje é uma cidade no auge do crescimento, porém, Adital estagnou-se. Qual a razão, ninguém sabe dizer, nem mesmo os emancipacionistas.
Sabedor de tudo, Quincas Borba, político carcomido da cidade, fez a “melhor sugestão”, ─ vamos eleger “estrangeiros” para nos governar. Assim foi feito, Adital hoje é “governada” por “estrangeiros”, o povo está adorando, pelo menos estamos aprendendo outra língua ─ comenta dona Diolinda, antiga moradora da cidade. Já os mais jovens, promissores talentos da cidade, sempre ávidos por empregos e oportunidades, ficaram com seus empregos postergados para uma nova oportunidade, afinal, ou são os “estrangeiros” ou os jovens, e, na dúvida, prevaleceu o “complexo de vira latas” tão típico de Adital, fiquemos com “os estrangeiros”... Pobre Adital, vê-se assim que a culpa não era de Sertãozinho..." - ("Jornal Folha de Sertãozinho", 18/05/2007 -p.3, Zózimo)
Comentários