A eternidade
Esta semana  li uma publicação no Blog Visão  Cristã, de Dom  Henrique Soares  da Costa , Bispo  auxiliar  de Aracaju-SE, sobre  a comemoração da memória  litúrgica  de São  Luis de Gonzaga, um  santo  da Igreja  Católica  falecido no século  XVI, mais  exatamente  em  21/06/1591.
Sabe o que  mais  me  chamou a atenção  na história  de vida  de São  Luis Gonzaga? Era  a pergunta  que  se fazia cotidianamente  diante  de algo  importante  que  tivesse que  fazer : "DE QUE  SERVE ISTO  PARA  A ETERNIDADE ?"
Tenho a impressão  de que  perdemos o sentido  exato  do que  seja a ETERNIDADE  DA VIDA . Depois  dos versos  de Vinicius de Moraes , “o amor  é eterno  enquanto  dure”, tudo  se esvaiu numa meteórica vivência  momentânea . O que  vale  é o aqui  e agora . Se estou feliz  agora  está bom , pouco  me  importa o amanhã , e mais , ainda  que  isto  se de à custa  da infelicidade  do outro .
Ao perdermos o contato  com  a ETERNIDADE  DA VIDA  abrimos mão  de muitos  valores  e virtudes  importantes : paciência , perseverança, constância , generosidade , magnanimidade , temperança , amorosidade etc. Enfim , ficamos mais  embrutecidos, mais  imediatistas , mais  egoístas, mais  egocêntricos , tudo  passou a girar  em  torno  do MEU  EU , do MEU  UMBIGO .
Somos uma geração  UMBIGOCÊNTRICA!
Tornamo-nos mais  felizes  ao ignorarmos a pergunta  de São  Luiz de Gonzaga? Tenho para  mim  que  não . O homem  quando  separado do ETERNO , do ABSOLUTO , se apequena, se amesquinha, torna-se se capaz  dos mais  absurdos  gestos  em  nome  dos “interesses ” de sua  vida , dane-se os outros !
Daí a afirmação esdrúxula  do existencialista  SARTRE, “o inferno  são  os outros ”. Sim , sob  a ótica  de que  viver  a vida  é tudo  gozar , tudo  permitir , tudo  realizar , tudo  fazer  e desfazer  em  nome  do meu  ÚNICO  DESEJO  é claro  que  os outros  de fato  só  podem ser  um  “inferno ” para  mim .
Precisamos refazer  as GRANDES  PERGUNTAS  de nossas vidas . 
É neste particular  que  me  parece oportuna  a lembrança  da grande  questão  levantada por  São  Luis de Gonzaga, um  nobre  que  se fez servidor , "DE QUE  SERVE ISTO  PARA  A ETERNIDADE ?". Noutro dizer : os modos  como  eu  estou tratando as pessoas  que  eu  amo , DE QUE  SERVE ISTO  PARA  ETERNIDADE ? Como  estou atuando no dia  a dia  de meu  trabalho , DE QUE  SERVE ISTO  PARA  ETERNIDADE ? Qual  a importância  dos amigos  em  nossas vidas , DE QUE  SERVE ISTO  PARA  ETERNIDADE ? A busca  do dinheiro  e do poder cada dia  mais  como  sinal  de importância  única de minha vida, DE QUE  SERVE ISTO  PARA  A ETERNIDADE ?

Comentários