O indivíduo e a sociedade



Com a morte de Thatcher, ex-primeira ministra britânica, são oportunas estas observações que extraio (com adaptações minhas) de um texto de Demétrio Magnoli no GLOBO de hoje.

O indivíduo e a sociedade por THATCHER - "Acho que atravessamos um período no qual muitas crianças e pessoas foram levadas a acreditar que, se tenho um problema, é a missão do governo resolvê-lo ou que conseguirei um subvenção para lidar com ele ou que, se sou um sem teto, o governo deve me dar moradia - de tal modo, que essas pessoas estão arremessando seus problemas para a sociedade. Mas, o que é a sociedade? Não existe essa coisa. O que existe são homens e mulheres, indivíduos e famílias (...)".

O indivíduo e a sociedade por OBAMA - "Se você foi bem-sucedido, não chegou lá por conta própria. Se você triunfou, alguém no caminho deu-lhe uma ajuda. Houve um grande professor em algum ponto de sua vida. Alguém ajudou a criar esse inacreditável sistema americano que permite que você prospere. Alguém investiu em estradas e pontes. A internet não nasceu espontaneamente. A pesquisa financiada pelo governo criou a internet, de modo que todas as empresas pudessem lucrar com ela. Quando alcançamos sucesso, triunfamos por nossa iniciativa individual, mas também porque fizemos coisas juntas".

OBSERVAÇÃO MINHA - Duas visões de mundo que se completam a meu ver. Uma fé cega na sociedade gerá um corporativismo absurdo e de fato, leniência infantil. Lado outro, a crença no indivíduo produz uma pedagógica responsabilidade individual. Dois políticos no bom sentido, Inglaterra e USA, e tem gente que prefere Cuba, Venezuela, Irã, China e outros quejandos...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poema esquisito - Adélia Prado

O homem em oração - Bento XVI